segunda-feira, 23 de julho de 2012

SUA IMPORTÂNCIA 

Desde que nascemos aprendemos a dar valor as coisas que nos cercam.
Tudo que nos é importante, que nos é caro, que tem valor. O que para uns é indispensável, essencial, importante, para outros, são coisas banais. E falo de coisas, objetos, os quais aprendi a dar valor sem saber seu preço.
Mas, e como saber o exato grau de importância das pessoas que nos cercam? 
Seriam aspessoas fungíveis e os objetos perenes? 
Aprendemos mais a amar as coisas do que as pessoas e isso é fato!

Quando buscamos um amigo, a escolha nasce de uma necessidade, de um interesse e que serão facilmente substituídos, descartados quando surgir outros interesses. Grande amigos de outrora passam a ser meros conhecidos da infância ou adolescência. Justificamos dizendo "seguimos caminhos diferentes" mas, a verdade é que outros interesses surgiram. Poucas amizades sobrevivem ao tempo...
Assim também o são quanto aos amores, tão insignificantes após perder o encanto. 

Observe quantos ex-amigos, casamentos desfeitos e, idosos abandonados em um asilo... Perderam sua importância, seu encanto, sua utilidade e ai, podemos trocá-los sem dó nem piedade pois é pra frente que se anda e, se já não podem mais nos acompanhar, que fiquem para trás...
Enquanto, ao mudar de endereço, todos objetos (mesmo as quinquilharias), nos acompanharão no caminhão de mudança...

domingo, 1 de julho de 2012

Apenas ir (desapego)


Ir é algo comum, todos dias "vamos" várias vezes, de um lugar a outro. De casa ao trabalho, ao supermercado, a casa de parentes ou amigos, a uma viagem... 
Quando se sai de uma forma comum, corriqueira, quem fica a sua espera, sabe do seu retorno mesmo que, demore.
A saudade vem mas, com a certeza do regresso, continuamos com nossa rotina diária  e, nem nos importamos muito a presença da saudade.
Mas, nem sempre voltamos e ai, a coisa pega...
Será que a simples convicção de que nunca mais voltará é o estopim para tamanho sofrimento?
Tenho observado que o maior amor é de uma mãe ao filho mas, quando o filho sai da companhia materna e vai estudar (ou casa ) em outra cidade, estado ou até país, isso não nos causa dor mas, gratificação por termos feito o "nosso" melhor entretanto, se este mesmo filho decidisse ir morar com o pai, o mundo desabaria...
No que tange a relacionamentos (homem/mulher)  o sofrimento também é crucial. Quem parte vai chorando e, quem fica também!
O mesmo ocorre quando perdemos alguém querido, por falecimento...
Seria tão bom se pudéssemos apenas virar a página...
O pior é saber que, na verdade, o tempo não cura nada. O tempo apenas ensina a conviver com a ausência.
Como entender o complexo sentimento humano?

sábado, 30 de junho de 2012

Hoje a tarde, fuçando o facebook, encontrei isso e, achei tão verdade que resolvi enternizar, pelo menos para mim!
 
 
 
Eu lhe dei a vida, mas não posso vivê-la por você.
Posso ensinar-lhe muitas coisas, mas não posso fazer com que aprenda.
Posso ensinar-lhe o caminho, mas não posso estar lá para indicar-lhe.

Posso dar-lhe liberdade, mas não posso ser responsável por ela.
Posso levá-lo à Igreja, mas não posso fazer com creia em Deus.
Posso ensinar-lhe a distinguir entre certo e errado, mas não posso decidir por você.

Posso comprar-lhe roupas lindas, mas não posso fazer com que fique bem nelas.
Posso oferecer-lhe um conselho, mas não posso aceitá-lo por você.
Posso dar-lhe amor, mas não posso forçá-los a amar.

Posso ensinar-lhe como ser bom, mas não posso forçá-lo a ser bom.
Posso avisá-lo sobre seus amigos, mas não posso escolhê-los por você.
Posso contar-lhe sobre fatos da vida, mas não posso construir a sua própria reputação.

Posso avisar-lhe sobre o mal que a bebida acarreta, mas não posso dizer não por você.
Posso avisá-lo sobre as drogas, mas não posso impedi-lo de usá-las.
Posso falar-lhe sobre metas a serem alcançadas, mas não posso alcançá-las por você.

Agora é sua vez de agir.

Blog

Um blog, pra que serve?
As vezes falar não é tão fácil e, se fazer entender é bem mais complicado.
Nos resta escrever...
Ai surge a idéia de criar um blog!
Eis ai o meu...
De tudo terá um pouco...
Dúvida, amor, separação, cães, saudade... enfim...